terça-feira, 10 de julho de 2012

Identidade visual

O Museu Afro-Brasileiro passou por uma renovação da sua identidade visual de forma a responder a novas necessidades da instituição e divulgar de uma forma mais clara as suas atividades, o seu caráter e a sua coleção, surgindo como uma forma ativa de identificação para as pessoas que o constituem e para o público em geral. 

A nova identidade visual do MAFRO assenta em três pilares fundamentais: proximidade, pluralidade e dinâmica.


PROXIMIDADE
PROXIMIDADE 
Enquanto espaço de identidade e memória da população, a marca do MAFRO comunica de forma aberta buscando referenciais culturais próximos das vivências quotidianas. Falamos de objectos de adorno, tecidos, padrões, cores, música e dança, referências que rodeiam o espaço físico do museu no Centro Histórico de Salvador. 

PLURALIDADE 
A perspectiva do MAFRO no debate sobre a cultura afro-brasileira é a da pluralidade - de influências, etnias, pessoas e interpretações. O MAFRO não é apenas religião - ele é o espaço por excelência do debate do ser afro-brasileiro a partir dos artefactos que desenharam a cultura do país. 

DINÂMICA 
A reflexão e olhar do MAFRO não estão presos a estereótipos ou ideologias. O MAFRO está aberto a novas propostas, novos públicos e novos futuros. A marca do MAFRO enquanto um círculo aberto é um convite constante a participarmos no debate e no conhecimento da nossa própria identidade.

Pensando a marca
O elemento base da símbolo visual tem início nas formas dos objetos de adorno mas torna-se algo que representa um indivíduo, uma interpretação, uma unidade no todo.
Apesar de se assemelharem, todas essas unidades possuem pequenas diferenças. São estas que dão corpo ao ritmo da composição visual.
Como numa roda de samba, de capoeira, na celebração de candomblé ou como a simples volta de um colar, essas unidades (pessoas, vidas, histórias) se ligam e formam o círculo aberto que é o MAFRO.


Caso necessite aplicar o logotipo do MAFRO, solicite o Manual de Identidade Visual por meio do email mafro@ufba.br. Indique o propósito da utilização e os suportes em que será utilizado para que encaminhemos a versão adequada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAFRO-UFBA

MAFRO-UFBA