quarta-feira, 11 de julho de 2012

Coleções - Tema: Cultura Material Afro-Brasileira



O segundo eixo temático engloba a cultura afro-brasileira, sendo composto por quatro coleções: Capoeira, Blocos Afros e Folguedos, Artes Plásticas e Cultura Material Religiosa Afro-Brasileira. .

Coleção Capoeira* é formada por artefatos ligados à história de importantes mestres de capoeira que marcaram a trajetória desta manifestação cultural na Bahia como Mestre Pastinha, Mestre Bimba, Mestre Cobrinha Verde, Mestre Popó. São em sua maioria nstrumentos musicais fotografias dos mestres e alunos, medalhas, troféus, além de objetos de treinamento.
 
Coleção Blocos Afros e Folguedos* é composta por artefatos ligados ao carnaval afro-baiano. São abadás, fantasias, estandartes e mortalhas que pertenceram a blocos e afoxés. O acervo ajuda a documentar a história destes grupos, pois muitos dos blocos e afoxés que doaram objetos para o museu, hoje já não existem mais.

    
Coleção Artes Plásticas reúne obras de arte que tratam de diferentes temas, produzidas pelos artistas Carybé, Hélio de Oliveira, Manoel do Bomfim, Francisco Santos, Terciliano Jr, Emanoel Araujo, entre outros.
Coleção de Cultura Material Religiosa Afro-Brasileira subdivide-se em quatro classes: Insígnia; Instrumento Sonoro; Utensílio e Vestuário. É composta por artefatos relacionados principalmente ao candomblé baiano, com predominância de objetos das tradições orubá e fon, a partir de elementos das nações nagô, ketu e jeje.

*Atualmente as coleções assinaladas encontram-se armazenadas na reserva técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAFRO-UFBA

MAFRO-UFBA